Sony "esconde" PlayStation 4 em lançamento

Novo console tem joystick remodelado, integração com redes sociais e alto potencial gráfico

controle

Com as devidas honras, a Sony anunciou nesta quarta-feira (20) o PlayStation 4. Durante a PlayStation Meeting 2013, que aconteceu em Nova York (EUA), o presidente executivo da Sony, Andrew House, afirmou que o videogame “reimagina como a nova geração de gamers quer jogar”. O fato curioso da noite foi que o console propriamente dito não foi mostrado em nenhum momento e apenas o novo controle do PlayStation foi revelado.

A nova geração do videogame da Sony trouxe uma série de inovações para tornar a experiência imersiva e unir jogadores, redes sociais e mobilidade. “O PlayStation 4 já não é apenas uma caixa. O PlayStation é o melhor lugar para jogar. Nós estamos revelando o gênesis de uma ideia sobre o conceito infinito de jogar”, explicou House.

A empresa deixou as melhorias em hardware em segundo plano para criar uma arquitetura que representasse a nova geração de jogos: conectividade remota, integração com conteúdo na nuvem, imersão e redes sociais.

O preço do aparelho, que deve chegar ao mercado no fim do ano, também não foi anunciado.

O novo controle do PS4

Parte dessa integração social está no controle, uma das marcas registradas do videogame. No palco, Mark Cerny, principal arquiteto de sistema do novo console, apresentou o DualShock 4. Confirmando os rumores, o joystick tem uma tela sensível ao toque, entrada para fones de ouvido e um botão para compartilhamento.

O controle também terá uma câmera 3D e sensor de movimento do jogador e será integrado a uma câmera, ao melhor estilo Kinect e Move.

Cerny ainda falou sobre a evolução dos consoles e afirma que o PS4 traz uma série de funções adicionais para os jogadores. “Todos os consoles eram aparelhos com um único propósito... Coloque o cartucho, CD, DVD e era isso. Na época do PS3, esse era o fluxo . Agora o PS3 conecta a serviços pela internet. De maneira geral, nosso objetivo foi desenvolver um sistema que tornasse possível diversas experiências”, comentou.

Rede social remodelada

psn

Com uma interface remodelada, a PlayStation Network trará uma série de novidades. A partir do PS4, a rede social terá perfis com nomes reais dos seus usuários e permitirá um contato maior entre os fãs de games – através de ferramentas como chat. Outra característica de destaque é a possibilidade de apertar um botão e transmitir suas sessões de jogo em tempo real para a internet mundial.

A plataforma continuará oferecendo serviços como Netflix, YouTube, Amazon e outros geradores de conteúdo. Além disso, o sistema trabalha com um algoritmo para saber o que o usuário curte para recomendar conteúdo. O botão share (compartilhar) do controle permite que os jogadores enviem vídeos e conteúdos facilmente.

Com tantos aparelhos para jogar, como smartphones e tablets, a Sony apostou que o jogador quer ir além do ato de apenas colocar um disco no console e jogar. Por isso, adicionou opções como a de começar a jogar um game mesmo antes de seu download ser finalizado. Os jogadores também poderão usar o PS Vita como “tela”, quando faltar uma TV disponível.

Jogos do PS3 não serão compatíveis

A má notícia para quem acabou de comprar lançamentos como Metal Gear Rising: Revengeance e Ni No Kuni é que esses jogos (e todos os outros do PS3) não devem rodar no PlayStation 4.

Querendo tornar o novo console “onipresente”, a empresa afirma que está pesquisando tecnologias para tornar os games de PS3 compatíveis com a nova plataforma – mas ainda não teve sucesso nesta integração.

Enquete: qual deve ser a pior novidade do lançamento do novo PlayStation?

Novos games

Foram demonstrados cinco games exclusivos do PS4: Second Son, Killzone: Shadowfall, The Witness, Driveclub, Knack – todos comprovando este direcionamento de visual sem uma evolução radical nos gráficos e sim em contextos sociais.

Basicamente, com exceção das desenvolvedoras de sempre, os games devem ser bem parecidos com os de PS3. É claro, com gráficos um pouco melhores e uma porção de opções adicionais.

Produtoras consagradas como Capcom (Devil May Cry, Resident Evil), Ubisoft (Assasin’s Creed) e Square Enix (Final Fantasy) também tiveram espaço para mostrar o que estão preparando para o novo brinquedo. Outro game que deve sair para o videogame é Diablo 3, da Blizzard.

A Sony anunciou que, além dos games exclusivos, todas as grandes produtoras já têm títulos em desenvolvimento para o PlayStation 4. As especificações do aparelho ainda não foram reveladas, apenas que o novo dispositivo tem um chip x86 de oito núcleos, 8GB de memória GDDR5 unificada, placa de vídeo de nova geração e um potente disco rígido.

play

Processador principal
Processador customizado com chip único
CPU: x86-64 AMD “Jaguar” de baixo consumo, 8 núcleos
GPU: 1.84 TFLOPS, mecanismo gráfico de próxima geração AMD Radeon™ Graphics

Memória - GDDR5 8 GB

Disco rígido - Embutido

Unidade óptica - BD 6xCAV
(apenas de leitura) - DVD 8xCAV

I/O - Super-Speed USB (USB 3.0) AUX


Comunicação 

Ethernet (10BASE-T, 100BASE-TX, 1000BASE-T)
IEEE 802.11 b/g/n
Bluetooth® 2.1 (EDR)

Saída de AV

HDMI
Saída de AV analógica
Saída digital (óptica)

Postar um comentário